Entrevista: Ronaldo de Andrade, Diretor da Base Software, falando sobre os sistemas da ML

4 de março 2013

Entrevistas | 0 Comentário(s)

Ronaldo de Andrade, Diretor de Marketing da Base Software, conceituada empresa de informática voltada ao ramo imobiliário e parceira da ML há muitos anos, nos concedeu uma entrevista explicando a importância do CRM (Customer Relationship Management) no funcionamento da empresa. Confira!

1) Ronaldo, o que exatamente é um CRM ?
O CRM é um serviço baseado em uma plataforma tecnológica altamente eficiente, o que permite que a ML possa desenvolver uma estratégia de negócios focada no cliente e em seu duradouro relacionamento com ele. Todos os eventos e contatos tais como: dúvidas, solicitações e reclamações de clientes e colaboradores, são tratados como parte de um relacionamento contínuo.

2) Como isso influência diretamente na vida do cliente da ML?
O banco de dados desse sistema contém todo o histórico dos clientes (síndicos, condôminos, proprietários, inquilinos, fornecedores, etc), inclusive as mensagens eletrônicas, tornando o atendimento da ML completamente diferenciado. Além disso, a ML possui condições de avaliar o tempo de resposta das solicitações, pedidos mais frequentes, clientes com maior e menor nível de problemas, produtividade dos colaboradores e gargalos no atendimento. A consequência natural desse processo é a melhoria permanente dos serviços oferecidos aos clientes.

3) Pode-se dizer então que a ML está um passo a frente utilizando essa tecnologia?
Sem dúvida a ML foi uma empresa pioneira na implantação do CRM. É importante ressaltar que esse processo envolve vários desafios e mudanças necessárias na cultura e na rotina da empresa. Nesse ponto é necessário fornecer treinamento, palestras e apoio a toda a equipe de trabalho. No estágio atual, a ML já pode colher os frutos positivos desse esforço e, cada vez mais, assume uma posição de destaque em relação as empresas que ainda não perceberam a importância de gerenciar de forma eficiente a relação com os clientes.

4) Por fim, como todos sabem a ML é uma empresa que costuma investir alto em tecnologia. O que os clientes podem esperar para o futuro?
A ML procura se manter na vanguarda tecnológica e está sempre atenta as inovações que podem ser incorporadas e transformadas em novos serviços para seus clientes, ou que permita tornar os seus processos internos mais eficientes. Existem vários projetos em andamento que envolvem diferentes áreas como, por exemplo, gestão eletrônica de documentos, serviços especiais para dispositivos móveis e integração do CRM com o site da ML (ML Net). O cliente da ML pode ter certeza de que essa evolução será constante e que cada vez mais ele estará conectado a sua administradora.

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