Crescem oportunidades na construção civil

18 de janeiro 2011

Notícias | 0 Comentário(s)

Quando falamos em mercado de trabalho, muitos podem dizer que faltam oportunidades. Mas há um setor em que elas sobram e as empresas não conseguem mão de obra qualificada para preenchê-las. Esse é o caso da construção civil, que deve abrir 300 mil vagas em todo o Brasil, em 2011. Do total, mais de 20 mil somente no Estado do Rio de Janeiro.

O diretor-executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio), Antonio Carlos Mendes Gomes afirma que o setor ficou estagnado por mais de 20 anos, o que desestimulou os jovens a investir em cursos de formação na área. Os investimentos começaram a aparecer com força em 2008.

— Para a parte operacional, formamos profissionais em alguns meses. Por isso, as pessoas devem aproveitar o momento, já que a construção civil vive seu auge.

De acordo com Gomes, as perspectivas de crescimento para os próximos anos é muito boa graças aos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do “Minha casa, minha vida” e da preparação das cidades para os eventos esportivos.


Caminho é profissionalização

Para aproveitar as oportunidades é preciso investir em cursos de qualificação de mão de obra. Um dos caminhos é o Seconci-Rio, que oferece o curso de iniciação profissional na construção civil. Em duas semanas, o aluno sai formado ajudante de obra e encaminhado para trabalhar com rendimento mensal de R$ 792 e benefícios como vale-transporte, auxílio-alimentação e seguro. As seleções para os cursos acontecem periodicamente e uma delas está marcada para amanhã, às 9h, na sede do Seconci-Rio.

— Aqui temos educação continuada, já que por meio de parcerias os ajudantes podem fazer outros cursos no Senai e na Faetec — explica Débora Morado, especialista em Educação do Seconci-Rio.

Fonte: Secovi Rio

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

4  +  4  =  

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA