Administração de imóveis: o que é e como pode me ajudar.

16 de agosto 2022

Sem categoria | 0 Comentário(s)

Administração de imóveis: o que é e como pode me ajudar.

A administração de imóveis é um grande desafio para os proprietários, pois envolve questões burocráticas como contratos, documentos e negociações relacionadas à locação ou venda.

Porém, existe um serviço para facilitar a vida de quem investe em casas ou apartamentos por meio da terceirização do relacionamento com os inquilinos, cumprimento de leis e regras, dentre outros pontos importantes.

Ou seja, com a administração de imóveis o cliente é assessorado para mantê-los dentro dos padrões de regularização e também atrativos para receber novos moradores.

O que a lei diz sobre essa prática?

O Artigo 653 da Lei 10.406 do Código Civil defende o seguinte:

“Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”.

Portanto, um proprietário pode, com respaldo da lei, contratar uma imobiliária e terceirizar a administração de seu imóvel.

O que uma administração de imóveis completa inclui?

A administração de imóveis, como o próprio nome sugere, é o gerenciamento de um patrimônio a fim de garantir sua integridade, mantê-lo dentro das leis e demais regularizações e prepará-lo para uma venda ou locação.

Sendo assim, um serviço completo precisa incluir diferentes atividades voltadas para o mesmo objetivo. Algumas delas são:

Avaliação e divulgação do imóvel:

A vistoria de um imóvel é o processo de avaliação da estrutura a fim de levantar quais partes precisam ser reparadas ou mantidas. Tudo isso, claro, com foco em manter a casa ou apartamento valorizado em relação ao mercado.

A divulgação também é responsabilidade da imobiliária e ela escolhe onde e como anunciar,

mas em troca disso recebe uma porcentagem do valor da venda ou aluguel, que geralmente varia de 8% a 10%.

Vistorias de saída do inquilino:

Se há a necessidade de uma checagem antes do imóvel ser ocupado, também é preciso reavaliá-lo após o término do contrato de locação. Com isso, é possível seguir as cláusulas previstas e assegurar-se de que elas foram cumpridas por parte do cliente.

Cobranças e negociações de dívidas:

Cobrar alguém não é uma situação fácil e tampouco agradável, concorda? Para isso, uma administradora de imóveis também pode ajudar com cartas de cobrança para reduzir a inadimplência!

A imobiliária entra em contato com os inadimplentes e faz o repasse dos aluguéis sem prejudicar os lucros do proprietário do imóvel.

Emissão e envio dos boletos:

Inquilino – Imobiliária – proprietário, essa é a lógica a ser seguida quando se contrata uma administração de imóveis. Ou seja, o proprietário nunca negocia diretamente com o cliente, pois tem o administrador como mediador.

Isto é, a emissão e envio dos boletos, assim como as cobranças retroativas,

também são feitas pela imobiliária e o proprietário não precisa se preocupar!

Automação das atividades:

A administração dos imóveis, para ser eficiente, deve contar com um sistema imobiliário para automatizar e otimizar as tarefas administrativas.

A principal vantagem de um software de gestão é que com ele tudo é feito de maneira planejada e inteligente para que erros não sejam cometidos e o serviço seja ainda mais completo e vantajoso ao cliente.

Clique aqui e entre em contato com a gente.

Fale com a gente via WhatsApp.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  10  =  19

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA