Projeto de lei isenta proprietário e novo locatário em caso de inadimplência

20 de agosto 2013

Notícias | 0 Comentário(s)

O Fluminense

A Câmara dos Deputados estuda uma proposta que responsabiliza o inquilino, e não o proprietário de um imóvel, pela quitação de débitos decorrentes de serviços como água, esgoto, luz, gás e telefone. O projeto de lei 5593/09 diz que, em caso de inadimplência, as empresas concessionárias desses serviços não poderiam interromper o fornecimento para o novo locatário.

O projeto de lei já foi aprovado em todas as comissões da Câmara quanto ao mérito e agora será analisado pela de Constituição e Justiça quanto à parte legal.

O relator da matéria, deputado Onofre Santo Agostini, do PSD de Santa Catarina, já deu parecer favorável à proposta. “Eu defendo a tese de que a conta de luz, água etc. não vá em nome do imóvel, e sim em nome da pessoa física, para evitar que quando a pessoa vá embora deixe as contas em nome do imóvel para que o futuro inquilino ou proprietário tenha essa dor de cabeça. O que nós queremos é que a conta seja específica em nome da pessoa física e não do imóvel.”

O diretor jurídico da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis e diretor comercial da ML Imóveis, Marcelo Borges, vê com bons olhos a proposta de lei.

“A Justiça já tem se pronunciado com relação a isso. Então, se vier esse tipo de determinação por força de lei federal, vai apaziguar bastante o mercado, vai sepultar essas questões e até desafogar o Judiciário para avaliar esse tipo de requerimento”, disse.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  76  =  82

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA