Veja as vantagens de transformar um quarto em closet

21 de abril 2016

Dicas | 0 Comentário(s)

Há um tempo atrás pensar em ter um closet em casa era coisa de quem tinha muito dinheiro para gastar, hoje em dia o ambiente ganha cada vez mais espaço, literalmente, nos lares. A ideia é ter um lugar exclusivamente para organizar roupas e acessórios, deixando o quarto reservado para se tornar um ambiente mais clean e aconchegante. Muitas pessoas, inclusive, acabam optando por ter um closet em vez de um quarto a mais. Veja as vantagens dessa decisão.

Antes de mais nada, é preciso estar seguro da transformação de um quarto em closet, principalmente quando se trata de apartamentos com poucos cômodos. “É importante o cliente estar ciente do que deseja antes de realizar qualquer intervenção no imóvel. Se a casa ou apartamento tem quatro quartos, pode-se reservar um deles para o closet que ainda será um imóvel bem valorizado. Transformar um imóvel de três quartos em um de dois quartos mais closet pode ser vantajoso se o projeto permitir que se volte à situação anterior facilmente, sem muitos custos, pois um imóvel de três quartos ainda é bastante valorizado ante os novos, tão compactos”, explica o arquiteto Artur Diniz.

Se a escolha por transformar um quarto em closet for concreta, é preciso ponderar o valor do investimento. “Se for um custo muito alto, só vai valer a pena se a intenção for manter o closet por um longo período ou definitivamente”, ressalta Artur. De toda forma, normalmente a transformação não requer grandes intervenções. “O processo é simples. Dependendo do layout, pode ser preciso alterar os pontos de luz e de tomadas para melhorar o aproveitamento do cômodo”, diz. E, quanto menor a intervenção inicial,mais fácil e rápido será transformar o closet em quarto novamente: “às vezes, basta retirar os armários e realizar uma pintura”, complementa o arquiteto.

Mesmo com o incoveniente da reforma, os benefícios futuros podem valer a pena. E o processo pode ser mais simples do que parece. Primeiro é importante ressaltar que, para ter um closet, não é necessário um ambiente muito grande. Normalmente ele fica integrado ao banheiro, num espaço reduzido, porém bastante organizado para comportar todos os pertences, sejam roupas, sapatos, acessórios e maquiagens. Portanto, é essencial pensar em um projeto de araras, gavetas, prateleiras, nichos e espaços que atendam a todas as suas necessidades.

Um bom projeto vai indicar o caminho pois são inúmeras aspossibilidades. “Um bom closet terá seu espaço bem definido, com acesso fácil ao quarto e banheiro, vai ter um bom espaço para se vestir, vai ter tudo organizado e à mão, com quase tudo visível para facilitar a busca de qualquer peça”, afirma Artur.

Outra vantagem de ter um espaço exclusivo para acomodar os pertences é que o quarto fica mais livre para exercer a função de ser um ambiente mais aconchegante. Além do que, pode ser bem vantajoso na rotina de um casa, por exemplo. “Quando se retira o armário do quarto, teremos bem definido um ambiente para dormir eo closet será um espaço exclusivo para se vestir. Isso garante privacidade e não perturba o sono do companheiro ou companheira”, reforça o arquiteto.

Quanto ao custo, que pode parecer alto, lembre que o closet substitui armários, cômodas e sapateiras, ou seja, pode até sair mais em conta. Isso só depende do projeto que você vai levar adiante, do tipo de closet que deseja e do material a ser usado. Por exemplo, não usar portas nos armários dentro do closet deixa o projeto bem mais barato.

Outra dica é substituir gavetas por prateleiras. E se quiser ainda mais economia, é possível ter um closet aramado. Neste caso, no lugar de madeira, as prateleiras e gavetas são feitas de arame, o que diminui bastante o valor e ainda deixa as roupas mais arejadas, correndo menos riscos de mofar.

Dicas para ter um closet ideal:
– Use e abuse das prateleiras, que deixam as peças à mostra e facilitam na hora da escolha. Nas mais altas, coloque objetos que são menos usados. Nas inferiores, exponha os itens mais usados. Isso, com certeza, vai ajudar a poupar alguns minutos por dia;

– Tenha uma cadeira, um pufe ou uma poltrona dentro do closet. A mobília de apoio vai ajudar na hora de provar sapatos ou de separar as peças escolhidas;

– A iluminação é importante e pontos de luz ajudam a não confundir as cores das roupas ou esconder um amassado;

– Coloque muitos espelhos. Eles ajudam a dar a sensação de maior profundidade ao espaço e, claro, são essenciais para escolher o look perfeito. Tenha pelo menos um de corpo inteiro;

– Nas prateleiras e gavetas, use divisórias para deixar tudo melhor organizado, como calcinhas, sutiãs e jóias;

– Use caixas para guardar os objetos que não são usados com frequência. Se as caixas não forem transparentes, etiquete o que contém em cada uma delas.

 

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  24  =  32

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA