Obras em atraso: como driblar este aborrecimento?

7 de outubro 2014

Notícias | 0 Comentário(s)

Jornal do Síndico

Esse tipo de intervenção precisa ser aprovado por unanimidade junto à assembleia de condôminos, junto ao orçamento detalhado das etapas e previsão de conclusão.

O problema é que, não raro, esses valores e datas são invalidados e o que a princípio seria uma pequena reforma toma dimensões maiores em custos financeiros extras e incômodo prolongado na rotina dos ocupantes do prédio. Qual a postura para evitar essas surpresas desagradáveis? O que se deve fazer para que a obra não fuja do roteiro inicial? Planejamento minucioso!

A resposta é simples, mas colocá-la em prática requer um estudo criterioso e pulso firme. OEngenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia Mauá e diretor da D2F Engenharia, Daniel Fazenda Freire, elege pontos importantes para se organizar um planejamento eficiente e evitar atrasos e possíveis desperdícios.

A primeira etapa consiste na concepção do projeto junto aos profissionais especializados. A dica principal para iniciar e desenvolver um projeto de construção é seguir o passo a passo correto. A empresa construtora deve passar para o condomínio todos os detalhes em relação ao orçamento para só depois começar a obra.

“O normal é deixar para resolver depois, mas como todo problema, quando se resolve em cima da hora fica mais caro e pode comprometer o resultado final. Outro detalhe é não deixar nada subjetivo, tudo tem que ser muito claro, pois a conta sempre aparece, e se não foi negociado/detalhado, o proprietário fica com uma conta, que nem sempre é de responsabilidade dele”, alerta Freire.

De acordo com o engenheiro, um segundo passo sugerido na etapa de planejamento é organizar a ‘inteligência’ da obra, determinando os prazos, tamanho da equipe, qualificação da mão de obra.“Investir em “qualidade e segurança” da equipe de campo ajuda a preservar o perfil das equipes, que provavelmente executarão outros projetos, evitando gastos para contratações a cada obra a ser executada”, avalia.

Manter os clientes atualizados sobre o andamento das obras é uma obrigação da construtora responsável e o síndico deve estar permanentemente vigilante em relação a isso, pois certamente será questionado por outros condôminos. Muitas empresas no mercado da construção civil já disponibilizam relatórios em tempo real, como forma de manter uma comunicação eficiente e sem atropelos com os clientes, com envio de fotos e atualização do cronograma.

O engenheiro Daniel Freire rebate veementemente a ideia pressuposta de que sempre surgirão problemas imprevistos. “Com um plano de execuções bem estruturado é possível evitar problemas diversos”, garante.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  8  =  15

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA