Entrevista: Marcelo Borges, Diretor Comercial da ML, sobre assembléias virtuais

28 de março 2013

Entrevistas | 2 Comentário(s)

Marcelo Borges, Diretor Comercial da ML e especialista em gerenciamento de condomínios, palestra, entre muitos outros temas, sobre a realização de assembléias virtuais.

Hoje ele conversou com a equipe de comunicaçõ da ML e forneceu uma entrevista exclusiva sobre esse tema tão badalado atualmente. Você tem dúvidas sobre o assunto? Então confira:

1) Marcelo, a assembléia virtual é uma realidade para o futuro ou já faz parte do presente?.

R.: Podemos afirmar já ser uma realidade em alguns condomínios, mesmo que ainda de forma incipiente. Cada vez mais a sociedade se adapta e absorve as diversas ferramentas tecnológicas postas à disposição como facilitadoras das tarefas do cotidiano. A assembleia virtual nasce com essa proposta, possibilitando a participação ativa do condômino no encontro mesmo à distância. Cremos que num futuro bem próximo teremos a intensificação dessa espécie de assembleia, pois a comunicação não presencial já se consolidou como elemento presente no mundo globalizado.

2) O que a assembléia virtual impossobilita de ser feito em relação a assembléia presencial?

R.: Nossa orientação direciona para o não desaparecimento da assembleia presencial. Entendemos ser adequado um sistema híbrido, no qual no mesmo encontro seja concedida a possibilidade da presença física ou à distância do condômino, optando este pela forma que melhor lhe convier. Por certo na comunicação à distância o interlocutor fica privado da análise de expressões faciais e gestuais que por vezes auxiliam na interpretação correta da abordagem. Da mesma forma, a apresentação de documentos físicos e eventuais materiais probatórios para o auxílio de uma determinada decisão ficará prejudicada na comunicação via web, razão pela qual não defendemos a opção única pela assembleia virtual, sempre possibilitando a presença física.

3) Na sua opinião, a participação dos moradores é mais efetiva usando esse método?

R.: Com certeza. Nos condomínios que já realizaram assembleias virtuais foram registrados aumentos de 20% a 50% de participação. Todavia, é necessário um cuidado especial para conferir segurança jurídica nessa espécie de assembleia, sendo recomendável previsão expressa na convenção e uma adequada ferramenta tecnológica de comunicação à distância que permita segurança e, principalmente, certeza na legitimidade do contato.

4) É muito difícil a adaptação do condomínio à essa nova realidade? Como implementá-la?

R.: Não é difícil, mas merece cuidado. Recomendamos previsão expressa na convenção e um sólido ambiente de controle da comunicação à distância, tendo em vista a necessidade de certeza de que o remetente é realmente o condômino da unidade ou pessoa munida de procuração para tal. Os debates acerca da melhor orientação estão sendo realizados pelas entidades do setor, objetivando uma orientação consistente para os condomínios.

5) A ML está se planejando para permitir que todos os seus condomínios realizem assembléias virtuais. Quais são os planos e prazos?

R.: Seguindo o nosso DNA de constante atualização, estamos, sim, acompanhando e participando dos estudos em torno dessa nova proposta de presença nas assembleias e certamente apresentaremos as melhores soluções para conferir segurança aos condomínios da nossa carteira que venham a solicitar a possibilidade de realização de uma assembleia mista (presencial e virtual).

Você ainda possui dúvidas sobre o assunto? Quer se apronfudar mais e fazer perguntas ao nosso Diretor? Deixe sua pergunta nos comentários.

Se você deseja conferir de perto a palestra de Marcelo Borges sobre assembléia virtual no próximo Encontro de Síndicos, que acontecerá na Zona Norte, acesse aqui.

2 Comentários

  • Adriana disse:

    vos me mandaste a decir donde me mbaaands los 130 dolares yo no entiendo ysi es verdad gracias yo me operan el 14 a las 8 de la maf1ana el 13 me internan es el cumpleaf1os de mi hija menor cumple 5 af1os asique no voy a poder conectarme con vos hasta que vuelva el 27 cobro en mi trabajo de auxiliar de escuela que gano600pesos asique si invierto va ha ser lo minimo que son 560 bueno besos y gracias

Deixe o seu comentário!

3  +  3  =  

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA