Veja como transformar um móvel antigo em uma peça moderna

29 de agosto 2013

Dicas | 2 Comentário(s)

Zap

A advogada Sofia de Oliveira Fernandes ganhou uma mesa em maderia maciça de herança da sua avó, mas não sabia muito bem o que fazer com o móvel.

Teve a ideia de colocá-lo na varanda, mas seu aspecto antigo e imperfeições da tinta iriam comprometer a decoração do ambiente. Pensando nisso, a advogada teve a ideia de restaurar a peça com uma pintura nova.

“Não tinha a mínima ideia de como começar, mas pesquisei na internet e encontrei formas rápidas e práticas para restaurar um móvel de madeira”, conta Sofia.

Seu objetivo de deixar o móvel mais moderno e em harmonia com a decoração foi alcançado. A mesa de madeira ganhou bordas pintadas de verde! “Foi também uma maneira de disfarçar as falhas causadas pelo tempo na cor original”, conta Sofia.

Quem deseja restaurar um móvel por conta própria, assim com fez Sofia, deve saber que essa é uma tarefa que pode ser feita em casa.

A arquiteta Adriana Victorelli explica que está em alta transformar uma peça antiga pintando-a com cores fortes. “O móvel ganha uma releitura. Continua com design antigo, mas a cor forte o transforma em uma peça contemporânea”, completa.

De acordo com Adriana, quem deseja que a peça fique com um visual mais moderno deve apostar em pinturas com tinta laca ou gofratto. “Outros tipos trazem um efeito mais provencial e clássico”, explica

Tintas em spray também são bastante utilizadas para restaurar móveis e as cores dourada e prata conferem um visual ousado à peça. “Nesse caso é necessário tomar um pouco de cuidado para não errar no visual”, acrescenta Adriana.

Para quem deseja pintar um móvel, mas tem medo de utilizar tinta ou quer evitar fazer sujeira, há no mercado a opção de tecido auto-adesivo. “O efeito não fica moderno como o da tinta laca ou gofratto, mas confere um visual novo à peça”, diz Adriana.

Ela recomenda a utilização em uma cômoda branca, por exemplo. “Você pode manter o branco e adesivar as gavetas”, diz. Esse tipo de adesivo é vendido em rolo, por isso dá até para envelopar o móvel.

Veja como pintar um móvel em casa:

1 – Lixe o móvel antes da pintura. Isso é essencial para retirar o verniz da peça, além de outras sujeiras;

2 – Se a peça tiver imperfeições, o ideal é usar massa acrílica ou massa para madeira;

3 – Após essa etapa, espere secar e lixe novamente para tirar os excessos;

4 – Aplique uma demão de tinta. Espere secar e aplique uma segunda demão.

2 Comentários

  • Maria disse:

    Tommy, Thanks so much for this contribution to our coleictlve history. I agree fully; back then most children were taught respect for God and their community. I grew up in Panama City, Calidonia, when we the Westindians were the majority of residents, and I can testify that my grandmother’s friends who saw me grow up were more than neighbors and kept me on the straight and narrow. They reminded me that they would tell my grandmother if they saw me doing anything wrong. This is missing in our country today. My home Church experience also has helped uphold me in God’s commandments all these years. Again thank you for your comment, and stay with us for more history of our people that we never knew.Saludos y bendiciones,Roberto

  • Evelio disse:

    Lo de inutil es dlfiaeisicatcvo para los objetos. Aun en ese caso puede ser relativo, las lapiceras sin tinta sirvieron para adelantar casettes. Un fibron terminado se9 que sirvif3 para algo electronico.Y en las personas puede no tener sentido. La musica, la literatura, el cine pueden ser no practicos, lo que puede ser una definicion de inutil. Pero hacen al mundo mas rico. Para algunos son formas de trascender, logra una sombra de inmortalidad.

Deixe o seu comentário!

4  +    =  12

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA