Entrevista: Síndica Edna Paiva, condomínio Bom Jardim
Entrevistas | Um Comentário
A partir deste mês, a ML Imóveis estará disponibilizando uma séria de entrevistas com síndicos, funcionários dos condomínios, funcionários da ml e destaques do setor, oferecendo interatividade e opiniões diferentes sobre assuntos pertinentes ao ramo imobiliário e a vida de uma comunidade condominial.
A primeira entrevistada é a síndica Edna Paiva, do condomínio Bom Jardim.
1-Um problema aparentemente pequeno, porém muito frequente em condomínios, chegando a causar maiores discussões, é o barulho causado pelas gotas de ar condicionado. O condomínio Bom Jardim possui algum histórico de problemas relacionados a isto? Caso possua, como se deve proceder em casos como esse?
Edna: Os problemas com goteiras vêm se arrastando há anos aqui, e não consigo entender como não resolvemos.
Na minha casa, eu canalizo a água com uma borracha e as gotas de todos os aparelhos vão direto para o ralo do meu apartamento. O problema é que tive que quebrar a varanda, e nem todos estão dispostos a gastar dinheiro com obras.
Uma solução mais barata seria uma borracha de ar condicionado, que passa entre a moldura do aparelho e a parede, canalizando a água até uma garrafa pet.Existe ainda a opção do vaporizador, que também custa pouco e funciona perfeitamente.
Além do barulho, outro problema relacionado às goteiras se deve ao fato de que a rua fica em uma área de preservação ambiental, e a prefeitura exigiu que os aparelhos fossem colocados abaixo das janelas. Como o prédio é envidraçado, quando cai água do ar de algum apartamento molha a casa abaixo.
Este mês será realizada uma assembléia para definir uma multa às pessoas que não tomarem atitudes para melhorar essa situação.
2- E em relação à segurança, o condomínio Bom Jardim já teve algum problema? Quais os cuidados devem ser tomados para evitar que algum problema venha a ocorrer?
Edna: O Condomínio nunca teve problemas com segurança, mas começaram a aparecer muitos casos diferentes na rua,como quando o prédio ao lado teve a sua garagem assaltada.
Antes que o Bom Jardim tivesse algum tipo de problema com isso, eu contratei um segurança que toma conta do prédio todas as madrugadas, e os outros condomínios acabaram fazendo o mesmo.
Na portaria, contamos com porteiro 24 horas por dia, e sempre que alguém entra, qualquer prestador de serviços, por exemplo, é anotado em um livro o dia e horário, além do nome e aonde trabalha.
Quando é um morador que chega, mesmo tendo controle da porta da garagem, o funcionário sempre vai até o carro para verificar se está tudo bem.
3- E por último, o que a senhora acha a respeito de um investimento em treinamento dos funcionários do condomínio, buscando uma melhoria no atendimento e relacionamento com os moradores?
Edna: Eu acho muito bom.
Todos os funcionários do Bom Jardim já fizeram cursos da Secovi de portaria.
Qualquer funcionário recém-contratado é muito bem orientado, conhecendo primeiramente o cotidiano do condomínio e condôminos, e depois fazendo os cursos necessários.
Eu acredito que através dos cursos o funcionário sempre assimila alguma coisa, o que se torna mais difícil apenas na base das instruções e da conversa com o síndico.
Por isso, os cursos são uma exigência para se trabalhar no condomínio Bom Jardim.
Porquea? Apesar de eu pensar que isso e9 clnemarate “mandar os foguetes antes da festa” pq efectivamente a pessoa sf3 acaba o curso em junho! Mas e9 giro!