Hábitos simples ajudam a reduzir consumo de água no condomínio

29 de janeiro 2014

Dicas | 0 Comentário(s)

SecoviRio

As altas temperaturas registradas durante as últimas semanas devem ocasionar impactos sobre o consumo de água no Rio de Janeiro.

Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), o aumento, que costuma ser de 30% durante o verão, pode chegar a 200% este ano.

De olho na conta, síndicos e gestores de condomínios têm adotado práticas para reduzir o uso de água nas áreas comuns.

Além de evitar elevação nas taxas condominiais, a atitude soma esforços no sentido de desenvolver uma gestão mais sustentável.

O blog Condomínios Verdes selecionou algumas das melhores práticas para reduzir o consumo de água em edifícios durante o período de calor. Confira:

Atenção ao jardim

Apesar do sol forte, as plantas não precisam de mais água no verão. Ao contrário, regá-las muitas vezes pode prejudicar sua saúde. Uma sugestão é fazer esse trabalho nas primeiras horas da manhã ou à noite para evitar a evaporação.

Guarde água da chuva

O ideal é que o condomínio monte uma estrutura para captar água da chuva. Se isso não for possível, havendo espaço livre no edifício, vale armazenar essa água em tonéis de plástico e usá-la na irrigação de jardins ou outras necessidades pontuais.

Cubra piscinas

Quando estão fora de uso, as piscinas devem ser cobertas com lona ou capa específica. Essa estratégia evita até 50% da evaporação e mantém a água mais limpa, livre de folhas ou outros elementos.

Abandone velhos hábitos

Lavar calçadas é uma prática antiquada, considerada uma das campeãs do desperdício. Em algumas cidades brasileiras, pode dar até multa. Oriente os funcionários a deixar tal hábito, usando sempre a vassoura para esse fim.

Verifique vazamentos

Inspecione torneiras e canos pelo menos duas vezes ao mês. Consertar um vazamento logo no início pode ser muito mais barato do que deixar para mais tarde. Além da conta, o impacto pode comprometer a estrutura do prédio.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    47  +    =  49

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA