Confira dicas para decorar o quarto de crianças alérgicas

11 de outubro 2013

Dicas | 0 Comentário(s)

Zap

Quando pais e mães recebem o diagnóstico de que a criança é alérgica, uma das preocupações principais é com objetos existentes no imóvel, principalmente no quarto. Pediatras aconselham a não colocar nesse ambiente coisas que agravem a alergia, como tapetes peludos.

“Tudo o que acumula poeira deve ser retirado. O quarto de uma criança alérgica deve ser clean, sem carpete, cortina e bichinhos de pelúcia”, aconselha o pediatra Hélio Krakauer.

Com tantas recomendações, muita gente tem receio de decorar esse espaço. Uma das dúvidas mais frequentes é: como decorar sem deixá-lo vazio? De acordo com o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, há várias formas de decorar um quarto de criança sem precisar usar itens que provoquem alergia e, de quebra, conseguir um bom resultado. Para dar mais vida ao ambiente ele recomenda a utilização de painéis fotográficos com imagem da criança, por exemplo.

“Outra dica é utilizar painéis de PVC na janela em substituição a cortinas e persianas”, diz. O PVC não junta pó e parece uma persiana, além de ser fácil de limpar. Basta passar um pano úmido.

Para quem não quer abrir mão do tapete, a dica é investir nos antialérgicos. “Casas especializadas em tapetes sob medida geralmente oferecem esses modelos com variedades de estampas que deixam o ambiente mais charmoso”, avisa Augdan. Tapetes antialérgicos possuem menos camadas de tecidos e, quando possuem pêlos, são em menor quantidade.

Os bichos de pelúcia não devem fazer parte da decoração e podem ser guardados em uma estante onde a criança tenha fácil acesso quando quiser pegá-los. “Uma dica interessante é investir em uma estante com portas de vidro. É uma forma de deixar os bichos de pelúcia expostos sem agredir a saúde, porém, deve-se ter cautela quanto a isso, pois vidro pode ser perigoso”, alerta o arquiteto.

Brinquedos de madeira são uma alternativa charmosa para compor a decoração do quarto, como trenzinhos, caminhões e até mesmo ursinhos de madeira.

Para esse tipo de decoração o ideal também é que os móveis sejam revestidos de laminados e fórmicas porque são resistentes à limpeza diária.

Saiba mais

• Para o quarto ficar confortável é preciso que os itens sejam de fácil manutenção;

• O ideal para as paredes é aplicar papel lavável, pois permitem a limpeza com pano úmido;

• É recomendável que o piso do quarto seja laminado, de cerâmica ou porcelanato;

• O colchão, almofadas e travesseiros devem ter capas, preferencialmente de tecidos antialérgicos.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    59  +    =  68

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA