Moradores devem cuidar anualmente das instalações de gás do condomínio

30 de julho 2013

Dicas | 2 Comentário(s)

Sindiconet

Apesar de não existir lei nem fiscalização, a manutenção de aquecedores a gás em condomínios deve ser feita uma vez ao ano. Por questões de segurança, a utilização de botijão a gás também é proibida em apartamentos apesar de muito moradores não cumprem a regra, como mostrou uma reportagem do SPTV

Até dois anos atrás um condomínio no bairro Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, tinha botijões de gás dentro dos apartamentos. A síndica insistiu e conseguiu aprovar a instalação do gás encanado. Mesmo sabendo dos riscos de uma explosão, ainda há morador que não cumpre a regra.

“Está proibida a entrada botijão de gás, mas tem morador que esconde no carro e entra”, conta a sub-síndica Nádia Ambrósio .

Além de todos os cuidados com o gás do fogão, o morador tem que ficar atento sobre o aquecedor a gás. Quem não faz a manutenção do equipamento corre sérios riscos. Não existe lei que obrigue o condomínio a fazer manutenção nos aquecedores. Mas, segundo o técnico de aquecedores Leandro Costa, o morador corre risco se não fizer a manutenção adequada.

“Se vazar gás, pode queimar amarelo, que cria fuligem, que vai danificar a chaminé, e o gás produzido pelo queima vai se tornar prejudicial para saúde, senão vira gás carbônico”.

Especialistas também alertam para que o aquecedor seja instalado na área de serviço e não no banheiro. O local de instalação precisa ter janelas sempre abertas para dissipar o gás. Se o morador chegar em casa e sentir cheiro forte de gás, ele não deve acender as luzes. É necessário abrir as janelas, fechar a alimentação do apartamento e chamar a empresa responsável pelo fornecimento.

2 Comentários

  • Paidamoyo disse:

    Moro num edificio de 32 anos de idadeO aocdueeqr de passagem original do apartamento era um Bosch,made in Germany.Os atuais aocdueeqres tem pee7as e o proprio corpo fabricados na China e de qualidade muito inferior ao que eu tinha.Em cinco anos je1 esteve em manutene7e3o seis vezes.c9 verdade qua a segurane7a aumentou pois o meu ainda era de chama piloto.O made in Germany,aquecia e muito bem com capacidade para 8 litros.Quando resolvi trocar por conta de uam reforma geral no ap.,comprei um de 13 litros,julgando que fosse muito melhor.No inverno,estae7e3o que nos encontramos abro toda a agua quente e sf3 um pouco da fria e mesmo assim fico debaixo de uma bica e ne3o posso aproveitar toda a fore7a da e1gua do meu chuveiro.Pretendo troca-lo,mas acho que ne3o sere1 outro Bosch.

  • Anup disse:

    no projeto da casa que estou cdnutrsinoo. gostaria de tudo ecologico. portanto gostaria de muitas informe7oes sobre o assunto . obrigado.parabens.[]Miriam Resposta:maio 26th, 2011 as 20:14Ole1 Eliana, que notedcia boa, algue9m querendo uma casa 100% ecolf3gica!Parabe9ns!Aqui no nosso blog vocea encontrare1 muitas coisas, para utilizar no seu projeto. Quanto ao nosso projeto da casa pop, em breve publicarei um trabalho sobre conforto te9rmico para a casa, incluindo ce1lculos e sugestf5es de materiais. Estou conversando com alguns colegas e vamos publicar mais trabalhos, sobre materiais e tecnologias sustente1veis de baixo custo, assim vocea podere1 conhecer um pouco mais sobre o assunto e adequar e0s suas necessidades terreno, regie3o, projeto, etc.Acredito que ate9 o final do ano, je1 teremos boa parte do projeto com muitas ope7f5es de materiais, tanto para estrutura quanto para os acabamentos. Estou pesquisando sobre placas ecolf3gicas, para baratear a obra e possibilitar a construe7e3o em se9rie, em pouco tempo e sem resedduos. Logo publicarei algumas ide9ias. Se vocea tiver sugestf5es, estamos de portas abertas.Obrigada pela visita,Abrae7o,Medriam[]

Deixe o seu comentário!

27  +    =  31

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA