Nova norma da ABNT muda padrões da construção civil

10 de maio 2013

Notícias | 0 Comentário(s)

Redimob

Em março deste ano a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou uma nova norma que deve reger a construção civil. A orientação é válida para todo o Brasil e é referente aos projetos de construção que forem submetidos a aprovação nas prefeituras. O novo texto é referente a Norma Técnica 15.575 e entra em vigor no dia 20 de julho de 2013.

De acordo com o portal Arcoweb “A NBR 15.575 é a primeira norma técnica brasileira a estabelecer parâmetros que permitem avaliar o desempenho de alguns dos sistemas que compõem as edificações habitacionais. Entre diversos outros aspectos, ela abrange processos de projeto e especificação a fim de assegurar melhor padrão de qualidade aos edifícios residenciais. Arquitetos, consultores, fornecedores e construtores poderão responder judicialmente, caso a construção apresente desempenho abaixo do determinado”.

O que muda

O objetivo da nova norma é orientar todo o ciclo envolvido na construção, criando assim uma unidade desde o fornecedor dos materiais básicos, até a manutenção feita pelo morador depois da edificação pronta. Os ambientes passam a ser mais regulados e claros em relação aos critérios de qualidades específicos.

“Se hoje você for comprar um tijolo de seis furos, encontrará produtos com tamanhos, peso e qualificações diferentes. Com a norma, essas características serão unificadas e os tijolos de seis furos dos produtores certificados vão suportar a mesma compressão, ter o mesmo tamanho e o mesmo desempenho”, explica o superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Omar Sabbag, ao jornal Gazeta do Povo.

Adaptação

Ainda de acordo com o jornal Gazeta do Povo, a mudança provoca adaptações em todo o setor da construção civil. “Especialistas apontam que as maiores dificuldades para a aplicação das normas estão nas duas pontas do processo. Os fabricantes dos materiais de base da construção, como tijolos e argamassa, por exemplo, terão de rever seus processos industriais. Já o usuário do imóvel terá de se comprometer com as manutenções”.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  65  =  73

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA