Como reduzir o consumo de água no condomínio?

30 de julho 2012

Dicas | 0 Comentário(s)

Planeta Sustentável

Uma das dicas é instalar um medidor de consumo para cada apartamento – normalmente, a medição nos prédios é coletiva. “Os hidrômetros individuais estimulam a economia, pois cada morador vai saber exatamente o quanto gasta. E é mais justo, pois cada um paga pelo que consome”, diz o consultor de condomínios Eduardo Boccomino, de São Paulo. A medida pode reduzir em até 20% a conta de água, segunda maior despesa dos prédios, atrás do pagamento dos funcionários.

A instalação de medidores individuais precisa ser aprovada em reunião de condomínio e todos os moradores têm que fazer a mudança. Cada medidor custa cerca de 500 reais e o serviço é feito por um empreiteiro contratado pelo morador.

Para economizar água, vale ainda evitar lavar pisos e calçadas com esguicho, assim como os carros. A rega de áreas verdes deve ser feita à noite ou de manhã cedo, quando a evaporação é menor. No inverno, basta regar em dias alternados. Estar atento a vazamentos de torneiras, canos e válvulas de vasos sanitários também ajuda, assim como verificar as bombas do reservatório de água. “Mas a queda só será efetiva se todos os moradores se conscientizarem, já que 70% do consumo ocorre dentro dos apartamentos”, diz Eduardo.

 

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  38  =  46

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA