Acerte na iluminação do lar

4 de abril 2012

Dicas | 0 Comentário(s)

O Dia

A iluminação certa dá vida, realça, dá um toque sofisticado e cria diferentes climas nos ambientes da casa. Definir as necessidades e desejos de iluminação de cada canto é o primeiro passo para decidir como criar um bom projeto luminotécnico.

Em seguida, é importante conhecer os diferentes tipos de lâmpadas, seus efeitos e aplicações, assim como as inúmeras opções de meios: das luminárias embutidas, pendentes, de chão e de teto, às arandelas, balizadores, fitas, mangueiras, espetos e postes.

Deve-se tomar cuidado com o exagero. Lâmpadas muito fortes ou em excesso podem tornar o ambiente frio e impessoal. A iluminação certa deve valorizar o ambiente e trazer conforto visual. Combinar mais de um tipo de fonte de luz no ambiente é sempre uma boa pedida.

Tente estabelecer uma harmonia entre as questões funcional e estética da luz. Áreas de trabalho intenso como bancadas de estudos ou da cozinha precisam ser bem iluminadas. O ideal é instalar pontos de luz difusos, com luminárias de, no mínimo, 60W.

Spots instalados estrategicamente ajudam a valorizar um canto ou detalhes do ambiente como uma obra de arte ou um objeto de decoração. Quebre a dureza de um ambiente com luz centralizada com um abajur ou luminária de chão com lâmpada de diferente intensidade

Um boa ideia pode ser investir em lâmpadas LED. Apesar do alto custo inicial, ele será recompensado à longo prazo, pois elas duram muito mais, não esquentam ambiente e são mais ecológicas. Economize ainda na conta de luz trocando as lâmpadas das áreas de serviço, cozinha e escritório por fluorescentes ou econômicas.

No jardim, aposte em lâmpadas coloridas – amarela, âmbar e verde – para ressaltar a coloração das plantas e detalhes de madeira. Invista em um bom projeto de luminotécnica, mas não se esqueça de valorizar também a entrada de luz natural.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  41  =  47

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA