Conheça os dez principais cuidados para comprar um lote com segurança

13 de fevereiro 2012

Notícias | Um Comentário

Zap

O baixo custo de manutenção, a maior valorização com o passar dos anos e a estabilidade tem feito com que o lote tenha se tornado uma das principais formas de investimento, seja para moradia ou como uma alternativa de renda. Porém a decisão de compra deve ser amparada por cuidados básicos para evitar problemas futuros.

Principais cuidados:

1° – O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.

2° – Escolher um bom empreendimento também depende de verificar sobre quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

3° – Visite o local que se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação dos lotes.

4° – Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

5° – Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora.

6° – Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7° – Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

8° – É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

9° – Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e uma quota irregular vendida.

10° – Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

1 Comentário

  • Day disse:

    Se3o leis que nosso legislativo cosuegne implementar mas que, por falta de habilidade te9cnica ne3o tem ou ne3o pensam em como as coisas devem acontecer, daed as cascas de ovo que as construtoras ve3o fazendo em seus loteamentos. c9 uma lei que precisa de complementae7e3o te9cnica.Para as construtoras ne3o seria difedcil fazer um asfalto padre3o. Tem como reaproveitar entulhos de construe7f5es (e que ne3o e9 pouco) que ve3o para o lixo ou se3o abandonados pelos terrenos em nossa cidade e que poderiam virar recapeamento asfe1ltico com pouco investimento e muita economia, sem falar na durabilidade (concreto). Tem projetos (eu tenho um) muito bons sobre isso.Basta para isso, algumas construtoras (que se interessem pelo social e pelo meio ambiente) se juntarem e montarem um espae7o para isso, o projeto se paga e sobra dinheiro, dando uma economia para novas obras com reaproveitamento de brita e materiais. O poder pfablico pode ajudar e se beneficiar tambe9m.Miguel (consultor)

Deixe o seu comentário!

50  +    =  55

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA