Consumidores estão menos à vontade para comprar casa ou carro
Notícias | 0 Comentário(s)
InfoMoney
Os consumidores se mostraram menos confiantes quando se trata de comprar uma casa ou um carro agora do que há seis meses. Por outro lado, a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, aumentou em novembro.
De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança), divulgado nesta terça-feira (13) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa caiu nove pontos percentuais, passando de 40% em outubro para 31% em novembro. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade subiu de 30% para 42% no mesmo período.
O INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa aumentou para 49% na época. Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 29%, frente aos 30% registrados um mês antes.
Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe AB está mais à vontade, com 45%, contra 30% da C e 17% da DE.
A região Sul apresentou 49% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Nordeste e Sudeste ficaram com 31% e 28%, respectivamente, seguidos pelas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o índice ficou em 20%.
Já ao considerar compras de itens para casa, a classe AB foi novamente a que se mostrou mais à vontade, com 62%, seguida pela C (47%) e DE (35%).
Considerando a mesma compra, a região mais otimista em adquirir esses itens foi a região Sul, com 62% dos entrevistados declarando estar um pouco ou mais à vontade com compras maiores. Na segunda posição ficou a região Nordeste, com 50%, seguida pelo Sudeste e Norte/Centro-Oeste, com 46% e 35%.
Nenhum comentário