Material de construção: 69% da indústria está otimista em novembro

28 de novembro 2011

Notícias | 0 Comentário(s)

InfoMoney

A expectativa otimista quanto ao fechamento das vendas de novembro no mercado interno predomina entre empresários da indústria de materiais de construção, segundo revela a Sondagem de Expectativas, divulgada nesta segunda-feira (28) pela Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).

Na avaliação, 69% das empresas mantêm expectativas positivas quanto à venda de materiais de construção neste mês. Já 24% das empresas consultadas acreditam que os resultados obtidos serão regulares e 7% delas mantêm uma expectativa pessimista do mercado.

Quanto às vendas ao mercado externo, as expectativas regulares somam 25% e o índice de pessimismo fica em 33%. Uma parcela de 42% dos empresários ouvidos está otimista para as vendas de novembro.

Perspectivas para dezembro

Em relação a dezembro, as projeções para as vendas do mercado interno são otimistas em 54% dos casos. As perspectivas regulares aumentaram para 36% e as negativas para 10%.

“O otimismo do setor no mercado interno manteve-se alto, em função do tradicional aumento de vendas de final de ano”, avalia o presidente da associação, Walter Cover.

Já no que se refere ao mercado externo, a expectativa de otimismo caiu para 39% em relação ao mês anterior. Em contrapartida, subiram as expectativas regulares e pessimistas, avaliadas em 26% e 36%, respectivamente.

Mais resultados

Além das expectativas positivas em relação às vendas, as empresas se mostram mais confiantes quanto aos investimentos no setor.

De acordo com o levantamento, 44% delas afirmaram ter boas expectativas em relação às ações do governo para o segmento da construção civil nos próximos 12 meses: a alta foi de 6 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. Em outubro, o índice era de 38%.

Outro aumento, menos significativo, pode ser observado nas pretensões de investimentos para os próximos 12 meses. Neste caso, o crescimento registrado foi de um ponto percentual em relação a outubro, atingindo 72% neste mês. O índice se manteve ainda abaixo do padrão observado no mesmo período do ano passado, quando a pretensão registrada foi de 76%.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    6  +  1  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA