Vencido, regulador para gás aumenta risco de explosão

24 de outubro 2011

Dicas | 3 Comentário(s)

R7

O recente acidente com botijão de gás no Rio de Janeiro, que causou a morte de quatro pessoas, trouxe à tona novamente a questão da necessidade da manutenção correta do sistema de gás para residências e restaurantes.

A provável causa da explosão foi o mal estado da mangueira, remendada com fita isolante, e os cilindros de gás, que eram armazenados nos fundos do restaurante em local pouco arejado. Casos assim são muito comuns em explosões, por isso, é de extrema importância ter a mangueira em bom estado e reguladores dentro da validade, para evitar qualquer acidente, desde um vazamento até uma fatal explosão.

Todo regulador para gás tem vida útil e garantia de cinco anos. A troca no tempo predeterminado pode evitar problemas com segurança – mangueira e regulador vencidos ou em mal estado de conservação podem causar vazamentos.

“Acidentes com botijões de gás podem ter consequências muito graves, como a ocorrida recentemente no Rio de Janeiro. Ao efetuar a manutenção correta, o consumidor protege a si, à sua família e aos que vivem próximos à sua residência”, explica Henry Laterza, gerente de marketing da Aliança Metalúrgica, empresa fabricante de reguladores para gás há 84 anos.

O executivo alerta que é preciso cautela ao escolher reguladores e mangueiras. “Todo regulador para gás deve possuir a marca de conformidade do InMetro. É importante também verificar a data de validade, a idoneidade da empresa fabricante e a existência de assistência técnica com profissionais habilitados para ajudar nas dúvidas de instalação”, recomenda Laterza.

O executivo afirma que ao efetuar a troca no prazo estabelecido, o consumidor pode diminuir suas despesas com o gás de cozinha (GLP). “Isso acontece porque o regulador vencido não consegue retirar todo o gás do botijão, ou seja, o consumidor gasta mais, já que devolve o botijão ainda com uma quantidade de gás. A economia pode chegar a até 30%”, finaliza o gerente da Aliança Metalúrgica, Henry Laterza.

Anote:

Regulador para Gás: é uma peça que regula e bloqueia a passagem do gás do botijão para o consumo. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 do InMetro; e a data de validade.

Mangueira: A Mangueira tem a função de levar o gás do Botijão ou da instalação embutida na parede até o fogão. Ela nunca deve ter mais de 120 cm de comprimento. As mangueiras oficiais são feitas em PVC transparente, e têm uma tarja amarela onde estão gravados o prazo de sua validade e o código NBR 8613, uma garantia de que foram fabricadas segundo padrões técnicos de segurança.

3 Comentários

  • Luiz machado disse:

    Preciso fazer um laudo técnico de um regulador de gás que apresentou vazamento . Gostaria de saber qual órgão ou empresa privada que faz este procedimento.

  • Luiz machado disse:

    Preciso fazer um laudo técnico de um regulador de gás que apresentou vazamento . Gostaria de saber qual órgão ou empresa privada que faz este procedimento. Ainda na Garantia vence em 2018.

  • Mônica disse:

    O problema é encontrar nas lojas regulador que tenha gravado essa norma, ou seja NBR8473, caso alguém conheça alguma marca, por favor indicar. Grata

Deixe o seu comentário!

4  +  6  =  

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA