Caixa só poderá financiar construção com FGTS se houver tratamento de água

18 de outubro 2011

Notícias | 0 Comentário(s)

InfoMoney

O MPF (Ministério Público Federal) quer execução judicial imediata de sentença que obriga a Caixa Econômica Federal a só financiar construção de conjuntos habitacionais com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) se o empreendedor se responsabilizar pela construção e operação da estação de tratamento de esgoto.

De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, a decisão é do Tribunal Regional Federal da 3° Região e tem validade em todo território nacional. O pedido foi feito pelo MPF de Bauru.

O procurador da República Pedro Antônio de Oliveira Machado explicou que a decisão só será cumprida no momento em que a Caixa for citada, fato este que ainda não aconteceu. Justamente por isso foi solicitada à justiça a execução da sentença.

Histórico

A ação civil pública foi proposta em 2000, quando o MPF em Bauru constatou que um conjunto habitacional foi construído no município de Barra Bonita com recursos do FGTS e ainda teve autorização para ocupação sem que a estação de tratamento de esgoto estivesse finalizada.

O procurador ressaltou que esse tipo de ocupação, sem a devida infraestrutura, é o principal responsável pelo comprometimento das ações preventivas de saúde, além de contribuir para a degradação ambiental.

O juíz federal, Heraldo Garcia Vitta acatou, em liminar, o pedido do MPF obrigando que a Caixa só possa liberar os recursos do FGTS se os empreendedores assumirem a responsabilidade de construir a estação de tratamento de esgoto. De acordo com a assessoria da Procuradoria, a liminar estendeu os efeitos da decisão para todo o território nacional.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    5  +  2  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA