Uol
Produtos de limpeza foram testados e servem para determinado fim. Lembre-se, multiusos, detergentes e desinfetantes são produtos químicos e seus componentes nem sempre se comportam bem quando unidos.
O professor de química da Unicamp, Dr. Fábio Augusto, cita um exemplo em que a mistura de dois produtos comuns anula o efeito da limpeza: álcool etílico e detergente. O primeiro faz com que a ação do segundo se torne completamente nula.
“Não se deve misturar produtos de limpeza. Misturas são geralmente ineficientes e, em algunas casos, muito perigosas”, aconselha professor do Instituto de Química da USP, Dr. Omar El Seoud.
Entre as combinações mais danosas à saúde está a de produtos de limpeza com amônia e os que contêm cloro. “Muitos limpadores de uso geral, como o Veja ou o Ajax, ou os limpa-vidros possuem amônia (amoníaco) em suas fórmulas. Em hipótese alguma eles podem ser misturados com água sanitária ou outros materiais que contenham cloro. Cloro e amônia reagem formando cloramina, um composto volátil e altamente tóxico”, alerta o professor Augusto.
Esse mix perigoso, também citado pelo Dr. Sérgio Colacioppo, da Faculdade de Saúde Pública da USP, pode causar desde uma irritação das vias respiratórias associada a acessos de tosse até problemas mais sérios como edema pulmonar.
Nenhum comentário