Agência O Dia
Corretores avaliam que apartamentos e casas em bairros próximos de futura UPP terão valorização de 100% nos próximos meses, como ocorreu na Grande Tijuca.
Rio – O mercado imobiliário já vive a expectativa de valorização dos bairros no entorno do Morro da Mangueira após o início da ocupação da comunidade. A exemplo da Tijuca e de Vila Isabel, onde o valor médio de casas e apartamentos dobrou após a pacificação das favelas da região, a implantação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) promete nova ‘explosão’ nos negócios de compra, venda e aluguel.
Segundo o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Município do Rio, Egydio Andreza, o mercado tem reagido muito bem às pacificações. “As construtoras não passavam do túnel, mas, de uns tempos para cá, descobriram esses bairros. Ainda devemos levar em consideração que, com a Copa e as Olimpíadas, a região do Maracanã fica mais conhecida e, naturalmente, valorizada”, avalia Egydio.
A pacificação das favelas da Grande Tijuca começou há um ano. Foram instaladas UPPs nos morros do Borel, Formiga, Andaraí, Salgueiro, Turano, Macacos e São João. Segundo o corretor de imóveis Fernando Fernandes,que atua na região há mais de 20 anos, preços de aluguel e venda de apartamentos subiram 100% depois das ocupações. “A valorização é assustadora, inclusive com filas de espera para alugar imóvel. Próximo ao Morro dos Macacos, apartamentos que antes valiam R$ 30 mil, atualmente chegam a R$ 200 mil”, contou Fernando.
Nenhum comentário