LicitaMais
Embora seja uma solução prática, a aplicação de cobrança eletrônica (DDA) de taxas de condomínio ainda é mais cara que a convencional. Para condomínios que procuram custos reduzidos, a introdução de carnês de cobrança anual pode ser uma alternativa.
O gasto menor ocorre porque há redução da despesa com os serviços de entrega e impressão. Embora o custo de envio de um boleto de cobrança mensal seja baixo, ao longo do tempo e em um condomínio com grande número de residências o valor economizado pode ser significativo. Sai mais barato o envio de um carnê uma vez ao ano do que o envio de um boleto todo mês.
O tempo dos funcionários envolvidos com a operação também é melhor aproveitado com a confecção de um carnê de cobrança anual. Se a opção for pelo envio mensal de uma folha de cobrança, a cada mês será necessária a impressão de um novo boleto, a checagem de nomes e endereços corretos e o envio do material. Tempo despendido de forma desnecessária, em uma época na qual a produtividade tem fundamental importância.
O carnê não é, contudo, sempre recomendado. Uma grande parte dos condomínios utilizam rateio mensal das despesas para encontrar o valor da taxa de condomínio, portanto o valor só é conhecido para o mês subsequente. Mas, mesmo nesses condomínios,é possível usar carnê para os rateios extraordinários ou parcelamento de acordos com inadimplentes.
Evitar o aumento da inadimplência constitui uma preocupação comum dos síndicos. Alguns administradores acreditam que o uso de um carnê anual pode aumentar o número de devedores, já que o carnê pode ser esquecido. Mas não há nenhuma comprovação prática para essa crença.
Nenhum comentário