Evite problemas com o encanamento

9 de maio 2011

Sem categoria | 0 Comentário(s)

Cheque a rede hidráulica periodicamente

Você sabe como está o encanamento de sua casa? Fazer vistorias e limpezas preventivas nos canos e itens que compõem a rede hidráulica das residências não é um hábito comum dos moradores, mas é a melhor maneira de evitar problemas como vazamentos, entupimentos e refluxos de esgoto.

De acordo com José Antônio Armani, engenheiro da empresa Dr. Resolve, especializada em reparos e reformas, cada item da rede hidráulica tem periodicidade certa para passar por manutenção. Ralos, sifões de louça e pias, utilizados com mais frequência, devem ser vistoriados todos os meses para retirar o acúmulo de rejeitos domésticos, gorduras e sujeiras, que podem provocar o retorno de água, rompimento das tubulações e infiltrações no interior das paredes. Mas atenção, não jogue os resíduos retirados na rede de esgoto, ensaque-os e descarte-os no sistema de coleta pública de lixo

Outro equipamento que necessita de manutenção mensal é a descarga. Válvulas embutidas nas paredes ou em caixas acopladas precisam passar por ajustes e lubrificações a cada mês, pois seu uso é intenso. Também no banheiro, crivos e arejadores dos chuveiros precisam ser checados a cada seis meses para ter certeza de que os furos por onde a água passa não estão entupidos

Anualmente, o funcionamento de registros de pressão, que controlam a vazão da água em chuveiros e banheiras, assim como bombas de recalque deve ser verificado. Não deixe também de vistoriar ao menos uma vez por ano as tubulações de captação de água do jardim, assim você pode detectar a presença de raízes capazes de destruir ou entupir os canos.

Tubulações hidráulicas têm vida útil de aproximadamente vinte anos, mas o indicado é que a situação do encanamento seja verificada anualmente através de teste de qualidade da água, como medições de vazão, carbonatação e de PH. Caso o PH da água que sai da torneira esteja acima de nove, você deve fazer a limpeza da tubulação com injeções de produtos que dissolvam as impurezas acumuladas.

Fonte: Uol

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  70  =  79

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA