Vendas de materiais de construção caem e projeção para 2011 é revista pelo setor

25 de abril 2011

Notícias | 0 Comentário(s)

As vendas de materiais de construção deverão ter, em 2011, crescimento menor do que o previsto no início do ano pela Associação Brasileira de Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A entidade estima que a alta deverá ser de 7% e não de 9%, como havia projetado no início do ano. Para o presidente da Abramat, Melvyn Fox, isso não significa que o desempenho será ruim, visto que a indústria de materiais recuperou o desempenho do período pré-crise.

Segundo nota da Abramat, “o crescimento médio sustentado nos últimos meses reflete a tendência de manutenção do crescimento do setor de construção civil neste ano, que está apoiado na manutenção da desoneração do IPI dos materiais até dezembro, no avanço das obras já iniciadas dos Programas Minha Casa, Minha Vida 1 e 2 e do PAC, e na expansão de 29% nos recursos para o crédito imobiliário”.

— O setor continuará crescendo, mas em níveis que acompanharão o desenvolvimento da economia brasileira — acrescenta Fox.

De acordo com o relatório da Abramat referente ao mês de março, a comercialização no mercado interno caiu 5,82% na comparação com o mesmo período de 2010. No acumulado do trimestre, a alta é de 1,77%. O desempenho mês a mês continua em alta, com crescimento de 4,12% em março, em relação a fevereiro de 2011.

Para o presidente da Abramat ,essa queda reflete o número reduzido de dias úteis no período, com a realização tardia do feriado de carnaval.

— Vale ressaltar que o mês de março do ano passado serve como base de comparação elevada, já que foi o melhor resultado do primeiro semestre de 2010 — lembra Fox.

Faturamento: materiais básicos e de acabamento

O faturamento com as vendas de materiais básicos teve alta de 7,11% em março, na comparação com fevereiro deste ano. Na comparação com março de 2010, houve queda de 7,29%. Somados os últimos 12 meses, houve expansão de 5,55%.

Quanto aos materiais de acabamento, o levantamento apontou queda de 1,18% na comparação com fevereiro. No confronto com o terceiro mês do ano passado, as vendas caíram 2,84%, enquanto nos últimos 12 meses houve expansão de 12,39%.

Alta do número de empregados na indústria de materiais

Já o número de empregados na indústria de materiais apresentou alta de 7,09% em março deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, o crescimento verificado foi de 1,11%.

Fonte: Extra

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    3  +  6  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA