Setor de construção quase dobra em seis anos

21 de março 2011

Notícias | 0 Comentário(s)

O PIB (Produto Interno Bruto) do setor de construção civil – ou seja, os valores movimentados pela cadeia produtiva desse segmento da economia, que inclui materiais e terrenos, por exemplo – quase dobrou entre 2006 e 2010, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (21) pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

O crescimento do setor no período foi de 83%. O resultado foi puxado principalmente pelos resultados de 2007 e 2010: no ano passado, o PIB do setor cresceu 13,5%, e em 2007 a expansão foi de 8,8%. Para este ano, a previsão é de crescimento de 6%.

O presidente do sindicato, Sérgio Watanabe, disse que o que o setor mais precisa hoje é encontrar formas alternativas de financiamento habitacional. Ele destacou que um dos grandes impulsos do mercado residencial foi o aumento da renda e a melhora no nível de emprego da classe média: de 2004 até o ano passado a construção voltou a ter forte crescimento devido a fatores como a retomada do crédito, o controle da inflação e o atendimento da demanda – principalmente no segmento residencial.

– A construção nunca teve um período tão bom desde a época do milagre econômico [nos anos 70] Então estamos falando de um forte crescimento nos últimos anos, depois de mais de 20 de estagnação. Na classe C muita gente conseguiu comprar seu primeiro imóvel. Em algumas cidades do pais, até a população de baixíssima renda, que nunca teria um imóvel, teve a oportunidade de financiar com ajuda do governo.

O sindicato diz que, para manter esse ritmo, alguns problemas ainda tem que ser resolvidos – entre eles a falta de terrenos, principalmente em grandes cidades, e a formação e qualificação de mão de obra.

– O Brasil precisa investir em infraestrutura, e essa depende do setor da construção. Precisamos aumentar a produtividade e encontrar novas tecnologias para a construção.

Fonte: Imobinews

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    73  +    =  74

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA