Prefeitura do Rio fará “Choque de limpeza”

24 de novembro 2010

Notícias | 2 Comentário(s)

Depois das operações do Choque de Ordem, a Prefeitura do Rio anuncia que vai realizar o Choque de Limpeza. A partir de segunda-feira, 22/11, 550 funcionários da Comlurb iniciam um curso com a participação de sociólogos e pedagogos para receberem noções de cidadania, ética e legislação. Em janeiro, essas equipes estarão nas ruas para orientar a população em mais uma tentativa do Governo Paes para tentar reduzir o volume de lixo público, que chega a 40% do total recolhido.

De acordo com a presidente da Comlurb, Ângela Fonti, há nove anos a cidade tem uma Lei de Limpeza Urbana (3.273/01), que deve agora ser cumprida. A intenção inicial é educar o cidadão, mas não está descartada a aplicação de multas em caso de reincidência. Os fiscais vão abordar desde o cidadão que joga papel na rua até o comerciante que deixa o lixo nas calçadas fora dos horários de coleta. A ideia é que o cidadão, constrangido, cumpra as regras. Se isso não der certo, o fiscal faz o que está previsto em lei, intimando o responsável e aplicando a multa.

A coleta de lixo das ruas é mais cara que a tradicional e uma das áreas mais críticas é o Centro do Rio. Trechos da Avenida Rio Branco, por exemplo, são varridos pelo menos de cinco a seis vezes nos dias úteis. A Lei Municipal 3.273/2001, sancionada pelo ex-prefeito Cesar Maia, criou o código de limpeza urbana no Rio e fixou 135 regras para a disposição final de detritos na cidade. A multa por jogar lixo em vias públicas está fixada em R$ 50. Já a queima de lixo a céu aberto provoca multa de R$ 80.

Fonte: Secovi Rio

2 Comentários

  • Clara disse:

    Nome completo: Yasmin de souza Oliveira Bairro, ciadde:Bangu .Rio de Janeiro Idade:12 Profisse3o/ocupae7e3o: Estudante Qual a informae7e3o solicitada: Q a Recicloteca e9 um ong ,um centro de informae7oes sobre a reciclagem e o meio ambiente ,tem 22 anos q foi planejada pela ecomarapendi Para qual instituie7e3o/escola/unidade: Colegio canfase em Realengo Como ficou sabendo dos nossos contatos: * Pelo site

  • Nicholas disse:

    Parabe9ns aos palestrantes pela releve2ncia do tema deitabdo. Concordo que o Brasil ainda pratica a sua geste3o de resedduos como no se9culo XiX, salvo algumas excee7f5es. A PNRS levou mais de 20 anos para ser criada. Esse processo levare1 mais quantos anos para ser de fato implantado? O governo precisa dar subseddio para que os municedpios consigam gerenciar e tratar adequadamente seus resedduos. Sem esse apoio, corremos o risco da Lei ficar sf3 no papel. c9rika Tavares.

Deixe o seu comentário!

19  +    =  28

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA