Feira Secovi Rio recebe mais de 2 mil visitantes no Centro de Convenções SulAmérica

24 de setembro 2010

Notícias | Um Comentário

Mais de 2 mil síndicos circularam pelo Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, nos dias 21 e 22 de setembro. Com o tema “Soluções para o Dia a Dia”, a Feira Secovi Rio de Condomínios procurou mostrar como a tecnologia pode trazer segurança, economia e conforto para os condomínios. O evento contou com o patrocínio da Caixa e da Marítima Seguros, e apoio da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) e da Fecomércio-RJ. Os outros apoiadores foram Banco Rio de Alimentos, Chácara Santa Clara e Senac Rio.

Uma das surpresas de edição deste ano foi o Espaço Inovadores, que apresentou alguns dos lançamentos mais recentes com foco em gestão condominial. Os visitantes puderam ver novidades como sistema que fotografa a placa do carro e abre a cancela automaticamente após reconhecimento; cilindros que captam até quatro vezes mais energia do que as placas solares comuns; membranas que melhoram a qualidade da água originária do tratamento de esgoto ou de reaproveitamento de água da chuva; além de um sistema de exaustão para privadas que dispensa grandes intervenções no banheiro

Outro destaque foi o lançamento dos Indicadores Habitacionais, produzidos pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio, em parceria com a Abadi e a Fecomércio-RJ. Entre os números apresentados no estande do Secovi Rio, o que aponta o número de condomínios no Estado: 33.497, sendo 94,46% deles residenciais. Segundo as pesquisas, existem, em média, 31 unidades por condomínio. Nos comerciais, a média é de 60, nos mistos, 50, e nos residenciais, 30. Ainda de acordo com os Indicadores, a quantidade média de funcionários por condomínio é de 3,7. Além desses, outros dados relacionados a condomínios foram apresentados.

Informação nunca é demais

No primeiro dia da Feira, o painel de palestras teve como foco o corte de gastos, uma das principais preocupações dos síndicos. Para falar sobre o assunto, um especialista bem conhecido de todos os brasileiros: o economista e engenheiro Luís Carlos Ewald, famoso pelo quadro Sr. Dinheiro, do programa Fantástico.

“Se o orçamento for bem feito, o condomínio nunca estará quebrado. Além disso, o síndico deve tentar educar financeiramente os moradores, estimulando a economia de água e energia elétrica, por exemplo. Fora que, para ser um bom síndico, a pessoa deve ter também a vida financeira pessoal equilibrada, afinal, ele vai lidar com os recursos de todos os condôminos”, disse Luis Carlos.

Completaram o painel os debatedores Marcos Costa, administrador, abordando “Gastos no condomínio: como prevê-los?”; Marcelo Borges, advogado, com o tema “Análise de contratos e o fantasma da inadimplência”; Melquisedec Ferreira, advogado, falando dos cuidados com a terceirização; e o empresário Luis Carlos Bulhões, revelando as qualidades desejáveis em um bom síndico.

No dia 22 de setembro, o tema “sustentabilidade” deu o tom. O mediador Helter Duarte, destacou na abertura: “Emissão de carbono, efeito estufa, escassez de recursos naturais, degradação do solo, desperdício. O que esses e outros assuntos, que se ouvem todos os dias, tem a ver com a gente? Tudo. Tem tudo a ver com cada um de nós”.

Em seguida, apresentaram-se Romualdo Aires, da Cosch Soluções Ambientalmente Sustentáveis, esmiuçando tema “Sustentabilidade”; João Luiz Maia, engenheiro ambiental, falando da “Gestão integrada de recursos naturais”; Regina Laginestra, da ONG Reviverde, sobre a problemática do lixo e a coleta seletiva, e Nelson Kawakami, do Green Building Brasil, sobre os prédios verdes. Todas as apresentações estão disponíveis no site da Feira: www.feirasecovirio.com.br.
Segmento em expansão

Para o presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, o sucesso da Feira reflete uma tendência: a de expansão do mercado de comércio e serviços imobiliários. “A Feira acontece em uma época de boas perspectivas, quando todo mundo está de olhos voltados para o Rio de Janeiro. Ainda temos muito a crescer nos próximos anos, e com isso a vida em condomínio também passará por transformações. Por isso, trouxemos nesta Feira produtos e informações para facilitar e tornar mais eficiente a gestão dos senhores nesses novos tempos”, discursou.

Outro ponto foram as parcerias inéditas com o IBGE e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, ambas com estandes na Feira. O primeiro entregou aos visitantes folders explicativos para orientar sobre a melhor forma de identificar e receber os recenseadores. Já a Secretaria, que prevê antecipação na epidemia de dengue, buscou conscientizar sobre a importância de receber os agentes de saúde, o que facilita o combate ao vetor. O espaço contou com um microscópio onde os visitantes puderam observar larvas, ovos e mosquitos da dengue.

O encerramento se deu com a cerimônia do Prêmio Destaque Secovi Rio 2010, homenageando síndicos, condomínios, empresas e jornalistas que se sobressaíram, contribuindo de forma positiva para a evolução do setor.

Fonte: SecoviRio

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

3  +  3  =  

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA