Construção civil já ameaça carros como líder do crescimento

14 de junho 2010

Notícias | 0 Comentário(s)

Há setores que lideraram o crescimento da economia antes dela de fato começar a se expandir mais fortemente. O segmento que vem a mente é o automobilístico, que cresceu durante anos a taxas invariavelmente bem maiores que o PIB. Com a consolidação da estabilidade macroeconômica e uma perspectiva de juros baixos por muito tempo, outro setor deverá tomar dos automóveis o posto de líder de crescimento e deverá ser justamente a construção. Todos os indicadores de atividade e inflação já sinalizam há algum tempo que este voltou a ser um setor em forte expansão. De fato, a perspectiva é positiva quando se sabe que a classe média terá uma demanda potencial de 1,5 milhão de novos imóveis por ano nos próximos 5 anos, sem considerar as outras classes de renda. Por outro lado, o setor de construção comercial e de infraestrutura tem potencial de expansão no Sudeste, principalmente, que há muito tempo não se via.

Com isso vêm os problemas. O elevado custo de mão de obra no setor é fruto de um segmento que não investiu em capacitação durante décadas. Tanto a falta de engenheiros quanto pedreiros devem continuar levando o setor a ter forte pressão de preços. Algo semelhante ocorre com os materiais de construção, especialmente aqueles afetados pela alta do minério de ferro. Isso não foi tão intenso no setor automobilístico, pois este passou por um boom de novos investimentos durante a década de 90.

Além disso, as grandes cidades sofrem com falta de bons terrenos, o que tem encarecido os imóveis sobremaneira em algumas áreas. Tudo isso leva a crer que a inflação no segmento continuará por um bom tempo. Mas não se deve entender por isso que o setor tenha algum gargalo definitivo para seu crescimento. O crédito imobiliário ainda é um irrisório 3% do PIB, não temos praticamente nada desenvolvido em derivativos para o setor e a renda deverá crescer nos próximos anos, garantida pela entrada de mais de 20 milhões de pessoas na classe média até 2016.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    49  +    =  58

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA