Pesquisadores cariocas desenvolvem metodologia de reciclagem de plástico

3 de maio 2010

Meio Ambiente | Um Comentário

Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe/UFRJ, desenvolveram uma nova metodologia para a reciclagem de plástico.

Segundo testes do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos, cerca de 40% de material plástico usado pode ser reaproveitado para a criação de resinas plásticas.

A técnica consiste em dissolver o plástico usado em uma solução com reagentes e adição do material em um reator, onde é feito mais plástico, de acordo com o responsável pelo projeto professor José Carlos Pinto. O método, com produção in situ, permite a incorporação de materiais plásticos usados com plásticos virgens.

A adição dos plásticos reciclados não interfere no andamento das reações químicas, o que garante a qualidade do produto final, segundo as conclusões do estudo.

A reciclagem desenvolvida pelos pesquisadores pode ser empregada em copos descartáveis e outras famílias de materiais materiais à base de poliestireno, de poliacrilatos, de polimetacrilatos e de poliacetatos, utilizados para a aabricação de CD, isopor, interiores de geladeiras, etc.

Agora, os pesquisadores vão realizar testes para verificar a possibilidade de empregar a técnica com cargas de isopor recicladas.

Fonte: Ambiente Brasil

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

2  +  1  =  

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3195-2553

SOLICITE UMA PROPOSTA