Secovi Rio lançará amanhã(30/03) livro e informativo sobre locação

29 de março 2010

Notícias | 0 Comentário(s)

As 332 páginas do livro A Lei do Inquilinato Atualizada pela Lei nº 12.112, de 9/12/2009. Artigos, comentários, perguntas e respostas e jurisprudência e o informativo Investimob – Locação, Compra e Venda de Imóveis, que o Secovi Rio lança, no dia 30 de março, no Auditório do Sistema Fecomércio-RJ (Rua Marquês de Abrantes, 99/térreo – Flamengo), das 17h às 21h, já nos dão uma pista de que o momento favorável para investir em imóveis requer informação de qualidade para que inquilinos, proprietários, fiadores e administradores de imóveis saibam os direitos e deveres de cada um.

Com distribuição gratuita, o informativo trimestral Investimob leva informação precisa e relevante a respeito do mercado para investidores, administradores, empresários do setor, locadores e locatários.

Tanto o informativo Investimob quanto o segundo livro do Departamento Jurídico do Secovi Rio vêm em boa hora, isto é, a demanda para imóveis para alugar seguirá crescendo, especialmente com a sanção da Lei nº 12.112/2009, que alterou pontos importantes da Lei do Inquilinato. Ela trouxe aperfeiçoamentos positivos nas relações locatícias, corrigindo as principais distorções da legislação, dando maior garantia, acelerando a dinâmica das ações de despejo – em especial, aquelas por falta de pagamento – e acessórios da locação.

Com isso, grande parte dos cerca de 3 milhões de imóveis que se encontram hoje fechados no Brasil, por insegurança jurídica ou negocial, deverá retornar ao mercado, impulsionando novos investimentos e atraindo investidores para o setor, o que resultará na ampliação da oferta de imóveis destinados à locação e na natural redução dos valores dos aluguéis a médio e longo prazos.

“A garantia imobiliária é melhor do que qualquer outro papel para o investidor. Agora, com as alterações da lei, facilitando a desocupação dos imóveis, em caso de falta de pagamento, e agilizando as ações de despejo, por outros motivos, abrem-se as portas para o investidor comprar imóveis para alugar. A rentabilidade é boa, e a estabilidade da moeda é importante”, enfatiza o vice-presidente do Secovi Rio, Leonardo Schneider.

Para o vice-presidente jurídico do Secovi Rio, Rômulo Mota, o livro veio para dar base jurídica ao mercado, que cresce a olhos vistos: “Alguns assuntos foram mais explorados que outros devido à sua complexidade e apresentaram, consequentemente, mais dúvidas a serem sanadas, como, por exemplo, aquelas relativas às despesas que devem ser pagas pelo locador e pelo locatário, ao despejo e às garantias locatícias.”

O livro – organizado por artigos, agrupados por suas respectivas perguntas e respostas – traz ainda um trabalho exaustivo de pesquisa, que reuniu o máximo de jurisprudências e comentários acerca do tema, para que o leitor tenha de fato um tira-dúvidas que contemple a prática e o que diz a lei.

O lançamento das publicações conta ainda com a palestra de Roberto Zentgraf, professor e coordenador de MBAs do Ibmec Rio e colunista do jornal O Globo, que falará sobre as perspectivas econômicas para a cidade e para o mercado imobiliário, como investir, comprar ou alugar imóveis etc.

Para adquirir o Livro de Locação, acesse a loja virtual do novo portal do Secovi Rio: www.secovirio.com.br.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    2  +  3  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3032-6400

    SOLICITE UMA PROPOSTA