Redução dos royalties do pré-sal: todos perdem

24 de março 2010

Notícias | 0 Comentário(s)

Ao aprovar a Emenda nº 387/2009 ao Projeto de Lei nº 5.938/2009, de autoria do deputado Ibsen Pinheiro, cuja finalidade é a redistribuição dos royalties e das participações especiais provenientes da produção do petróleo na camada pré-sal, a Câmara dos Deputados autoriza a retirada de mais de R$ 7 bilhões dos cofres do Estado do Rio de Janeiro.

Para o segmento de comércio e serviços imobiliários do Estado, a redução do repasse dos royalties significa também a diminuição dos investimentos em habitação, transporte, segurança, educação, emprego e saneamento básico, o que, consequentemente, acaba influenciando os investidores imobiliários a repensar seus projetos.

Segundo dados do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), o mercado imobiliário tem se mostrado bastante atraente para investimentos, o que impulsiona a valorização dos imóveis tanto para venda quanto para locação.

De acordo com o presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, tal atitude põe em risco a reconstrução social e econômica do Rio de Janeiro e a viabilização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Com isso, todos que moram, trabalham ou investem no Estado serão penalizados.

“Se não tivermos a manutenção do nosso Estado, de nada adiantarão os aportes de recursos do governo para o programa Minha Casa, Minha Vida; o ótimo conceito do Risco Brasil, que aumenta o fluxo de investidores internacionais interessados em negócios imobiliários; o crescente interesse dos agentes financeiros privados; a retomada de novos empreendimentos. Mal comparando, seremos um condomínio sem administração, zelador, faxineiro, porteiro e receita, mas com a certeza de que as despesas continuarão a chegar. Portanto, o Secovi Rio alinha-se com todas as demais Entidades do Rio de Janeiro no protesto contra essa decisão prejudicial ao nosso Estado”, enfatiza Wähmann.

Fonte: Secovi Rio

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

37  +    =  46

ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

CENTRO

Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

(21) 3032-6400

ILHA DO GOVERNADOR

Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

(21) 3032-6400

SOLICITE UMA PROPOSTA