Pallets: decoração é barata, exclusiva e ainda faz bem para o meio ambiente

13 de junho 2016

Dicas / Meio Ambiente | 0 Comentário(s)

Cuidar do meio ambiente, economizar e montar uma casa linda. Esta é a equação para uma decoração feita com caixas e pallets, aqueles estrados de madeira reutilizada. Esse tipo de material está com tudo. Nas fotos, exemplos dos mil e um usos da madeira: como sofá, cabeceira da cama ou nichos no quarto.

— Dá para fazer mesas, revestimentos, luminárias… A imaginação é o limite — diz a arquiteta Thaís Cosso que, ao lado de Carmen Bragança, fez um ambiente com pallets para a mostra Morar mais por Menos do ano passado.

Thaís alerta apenas para o uso deste tipo de madeira em áreas externas, como varandas e jardins, e em ambientes bem “molhados” como cozinha e banheiro.

— A madeira que fica ao ar livre ou exposta à umidade precisa de manutenção frequente porque não é tão resistente se comparada a uma maciça. É preciso aplicar selante e produtos que protejam contra pragas e insetos — explica, lembrando que muitas vezes, nestes casos, o custo será menor se comprar um móvel já pronto.

Pode-se pegar caixas em feiras livres ou comprar em lojas especializadas que vendem o pallet ao natural, lixado ou pintado. Uma delas é o Atelier da Caixas, que fica no Cadeg, em Benfica.

— A madeira vem de um fornecedor do Sul. Compram aqui desde pessoas que estão montando a casa até empresas enormes — explica Jandilson Rodrigues, um dos sócios da loja.

No caso de aproveitar material usado da feira, dê preferência às caixas de embalar laranjas que, em geral, são as mais resistentes.

Compras

No Atelier da Caixas, o natural sai por R$ 30 (1,8m x 1,8m). Informações no site: atelierdascaixas.com. Já no site Casa com Pallet (casa.compallet.com.br), o palete retangular cru (comprimento: 1,2m /largura: 80 cm/altura: 14 cm) tem preço a partir de R$ 55

Modo de fazer

O ideal é seguir a ordem: limpar, lixar, limpar de novo e passar tinta ou resina acrílica.

Anote aí

Material para pintar o pallet: lixas, tinta na cor desejada, pincel ou rolinho, bandeja de pintura e uns metros de plástico para cobrir o chão.

A jornalista Thaís Bernardes colocou a mão na massa e fez um armário de banheiro para sua casa nova:

— Buscava uma decoração diferente. Comecei a ver vários móveis de pallets e pensei em comprar alguns. Fui até a Cadeg pegar, mas eles eram vendidos e caros. Tinha até fila de espera para comprá-los. Foi então que decidi ir à feira e catar os caixotes. Comprei tinta e todos os utensílios necessários e fiz o meu primeiro pallet, um armário para o banheiro. E virão muitos outros.

Fonte: Extra

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    22  +    =  30

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA