Como está a qualidade do ar da sua casa?

25 de maio 2016

Dicas | 0 Comentário(s)

Pare por um instante o que você está fazendo e respire fundo! Inspire e expire. Bom, né? A troca de oxigênio com o ambiente acalma, diminui a ansiedade e melhora o nervosismo, mas como será que está a qualidade do ar que você respira? Já vimos que nossa produtividade aumenta em ambientes com boa qualidade do ar e, como todos sabem, respirar ar puro melhora nossa qualidade de vida. Ainda assim, fica a pergunta: o que você tem feito em sua casa para melhorar a qualidade do ar que você respira?

Entender os problemas que ambientes com péssima qualidade do ar podem causar é o primeiro passo para colocar em prática possíveis soluções. Para isto, conversamos com o Dr. Felipe Moreira, infectologista, que tirou algumas dúvidas sobre o assunto:

Como os ambientes com péssima qualidade do ar podem afetar nossa saúde?

Ambientes com qualidade do ar ruim levam primariamente à irritação das vias aéreas superiores e inferiores e da mucosa ocular. Por isso, casos de bronquite, exacerbação de asma, sinusite, exacerbação de rinite alérgica, pneumonites e conjuntivite alérgica são mais comuns nesses ambientes.

Além de problemas respiratórios, que outros males a falta de circulação de ar pode nos causar?

Hoje sabemos que a poluição atmosférica contribui para casos de infarto agudo do miocárdio, mesmo que essa exposição seja de curta duração e pode piorar a recuperação desses pacientes se a exposição após o evento se prolongar. Há indícios inclusive de que a poluição atmosférica mais pesada predisponha eventos encefálicos hemorrágicos. Além disso, ainda há incidência maior de cefaleia, tonteira e náuseas.

Como vimos, o assunto é sério e exige nossa atenção. Não queremos deixar ninguém assustado apenas chamar sua atenção para a questão. Mas, na prática, o que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar que respiramos? Preparamos algumas dicas simples que vão te ajudar a respirar um ar mais puro.

Confira!

– Invista na decoração verde:

Ter plantas dentro de casa e nos jardins dos prédios é sempre uma ótima opção! As plantas realizam fotossíntese e, por isso, liberam oxigênio renovando o ar dos ambientes. E mais: algumas espécies, como lírio-da-paz e gérbera, têm alta capacidade de transformar poluentes em nutrientes para a planta. Se você tiver espaço, pense na possibilidade de inserir um jardim vertical. Além melhorar o ar, ele dará um toque de elegância ao ambiente.

– Janelas grandes fazem diferença:

Ambientes com grandes janelas são fundamentais para a sustentabilidade de uma casa. Além de favorecer a iluminação natural, contribuindo para a economia de energia, proporciona maior ventilação nos espaços. Desta forma, com a constante troca de ar com o ambiente externo, os cômodos ficam mais arejados e o oxigênio é renovado.

– Mantenha os ambientes sempre limpos:

Uma boa limpeza na casa evita o acúmulo de poeira. Fique atento aos tapetes e cortinas, limpe-os e lave-os com frequência. Atenção também aos filtros dos aparelhos de ar condicionado, que devem ser limpos periodicamente.

– Atenção com os produtos que contém VOCs:

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são substâncias altamente tóxicas que fazem muito mal a nossa saúde e ao meio ambiente.  Eles estão presentes em vários produtos do dia a dia, como tintas, propulsores de latas de aerossol, artigos de limpeza e fumaça de cigarro. “Inspirar os vapores oriundos desses produtos pode levar a quadros de hipersensibilidade, que pode provocar irritação nas vias respiratórias, fadiga, falta de ar, dor de cabeça, entre outros sintomas” diz o Dr. Felipe Moreira.

Hoje, já existem no mercado produtos que não utilizam VOCs em sua composição. Dê preferência também às tintas à base de água, que agridem menos a camada de ozônio e quem as manipula.

Fonte: Condomínios Verdes

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    4  +    =  14

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA