Saiba como evitar o saldo devedor

28 de novembro 2014

Entrevistas | 0 Comentário(s)

O gerente de condomínios, Douglas Martins, falou sobre um assunto de extrema importância e que a ML gostaria de deixar como dica para os síndicos: os principais motivos que levam ao saldo devedor.

“A gente tem percebido que este problema ocorre principalmente por conta de três fatores:

Primeiro em relação a uma insuficiência da arrecadação. Muitos síndicos enfrentam nos condomínios inadimplentes em seus apartamentos. Sendo as despesas rateadas por um conjunto de moradores, se um ou outro deixa de pagar, o condomínio fica descapitalizado. A medida que nós temos nesse sentido é única e clássica, que é emitir a cobrança extrajudicial e se não surtir efeito, partir para uma cobrança judicial do débito.

Outro fator que pesa para o saldo devedor são as obras imprevistas, aquelas que acontecem de forma emergencial e que o condomínio precisa realizar para manter a funcionalidade do prédio. É uma pastilha da fachada que cai, um barbará que precisa ser trocado e a gente percebe que isso ocorre às vezes devido a uma falta de prevenção, de medidas preventivas por parte do condomínio. É sempre recomendável que o condomínio contrate uma mão de obra especializada para ver como está o estado geral, fisicoestrutural, do prédio, se antecipando para fazer as obras que o condomínio precisa. Com isso a incidência do saldo devedor será diminuída.

O terceiro ponto que percebemos é o peso cada vez maior dos empregados. Manter empregados no condomínio está muito caro. Existem muitos empregados com horas extras incorporadas. Isso tudo acaba levando as despesas do condomínio para um patamar bastante elevado. O síndico precisa analizar até que ponto precisa dos empregados, podendo substituir algumas de suas funções por recursos eletrônicos, como o circuito fechado de tv, alarmes e tudo mais.”

Saldo devedor é algo muito preocupante e deve ser combatido desde início. Ocorrendo um problema, entre em contato com um dos assessores da ML para que essa situação seja combatida o quanto antes evitando que ele cresça e fique mais difícil de obter uma solução.

Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    7  +  3  =  

    ML, SUA ADMINISTRADORA DE VERDADE!

    CENTRO

    Praça Olavo Bilac, 28 – Gr. 1608

    (21) 3032-6400

    ILHA DO GOVERNADOR

    Estr. do Galeão, 994 – Gr. 220

    (21) 3195-2553

    SOLICITE UMA PROPOSTA